Tipos de forro: escolha o ideal para seu projeto
Na hora de selecionar um entre os diferentes tipos de forro considere aspectos como estética, durabilidade e investimento.
O forro também garante isolamento térmico e acústico.
Conhecer as características, os prós e os contras de cada modelo de forro pode ajudar muito na hora de escolher a opção perfeita para o seu projeto.
Gesso
Dentre os diferentes tipos de forro, esse é um dos usados, especialmente quando o projeto inclui rebaixamento de gesso e uso de iluminação embutida.
É um forro que valoriza o ambiente. O mercado oferece dois tipos de acabamento em gesso:
Tradicional: O acabamento consiste no uso de placas moldadas que são encaixadas lado a lado e presas por uma estrutura de arames.
Drywall/ gesso acartonado: essa é a melhor solução para quem busca uma instalação prática e rápida, com o mínimo de sujeira e um excelente acabamento, semelhante ao do gesso tradicional.
Forro de PVC
A praticidade e a rapidez na instalação aliadas à durabilidade desse tipo de material o colocam em destaque quando comparado aos outros tipos de forro.
Por conta da alta resistência à umidade e também pela facilidade na limpeza, esse tipo de acabamento pode ser usado até mesmo em ambientes úmidos como banheiros e lavanderias.
Não instale forro de PVC em ambientes expostos a altas temperaturas, como cozinhas e áreas gourmet com churrasqueira. O material tem baixa resistência ao fogo.
Forro de madeira
A madeira é um material nobre, que oferece um toque sofisticado ao ambiente, embora exija um investimento mais alto.
O forro em madeira exige ainda o cuidado quanto à possibilidade de infestações de pragas, como cupim. Ao usar forro de madeira, faça avaliações frequentes para diagnosticar e eliminar qualquer proliferação logo no início.
Forro de Bambu
O forro em bambu é uma nova tendência para o acabamento que vem sendo aplicada, especialmente, em projetos mais ecológicos e sustentáveis.
Com o tempo, o bambu sofre desgaste natural, exigindo que o acabamento seja renovado. A instalação também é simples, prática e rápida, já que dispensa a pintura.
Forro de cimento aparente
O forro de cimento combina muito com o estilo industrial de decoração.
Como dispensa a pintura, esse é um dos tipos de forro que se destaca pelo baixo custo e rapidez na aplicação. A proposta deste modelo é aproveitar a laje, deixando o concreto aparente, em vez de fazer um rebaixamento.
Além disso, o cimento se caracteriza pela alta resistência à umidade, sendo que pode ser usado, inclusive, em áreas como o banheiro.
Esse é um dos tipos de forro que exige cuidado com a iluminação. Isso porque o concreto aparente tende a diminuir a luminosidade do ambiente.
Forro metálico
O material metálico pode ser usado em ambientes úmidos e molhados, como banheiro e área da piscina.
Você pode escolher entre chapas lisas ou com detalhes que formam desenhos. Como o material pode ser pintado, a disponibilidade de cores também é imensa.
O único cuidado, porém, é quanto à instalação em cidades litorâneas: o uso é contra indicado nestas regiões porque a maresia tende a desgastar o metal.
Comments