Quando fazer a protensão
A protensão do concreto, pode ser feita por meio de duas técnicas diferentes.
A primeira, é aplicar a protensão antes mesmo da concretagem, o que chamamos de pré-tensão ou pré-tração.
Nas estruturas pré-fabricadas, esse processo é feito através da pré-tração, na maioria dos casos. Já a segunda técnica, no qual é conhecida como pós-tração ou pós-tensão, é normalmente aplicada após a concretagem. É o que ocorre comumente, por exemplo, em construções de viadutos e pontes.
Vantagens do concreto protendido
O concreto protendido é normalmente utilizado na construção de viadutos e pontos em todo o Brasil, nos quais possuem vão superiores a 20 metros, plataformas marítimas de exploração de gás e petróleo, reservatórios e etc., entre as principais vantagens desta tecnologia, podemos destacar:
Menor incidência de deformações e fissuras
Através da utilização da técnica de protensão, é muito menor o risco de fissuras. As deformações podem ser muito mais controladas e até mesmo eliminadas, o que ajuda, por exemplo, na diminuição de trincas em alvenarias.
Vãos ainda maiores
Uma excelente vantagem, comparada ao concreto armado convencional, é a excelente oportunidade de conseguir efetuar vãos ainda maiores, em uma única seção de laje ou viga.
Liberdade de layouts
A técnica de protensão de concreto, conseguiu dar aos projetistas, total liberdade na concepção arquitetônica de seus projetos, como também aumentou o espaço para se produzir arquiteturas ousadas e mais leves, utilizando menos pilares.
Economia de material
Através da protensão, você terá maior resistência em suas estruturas, e terá uma otimização de quantidade de materiais, como concreto e aço, em suas construções.