top of page

O uso dos Robôs na Construção Civil

Quando falamos em avanços tecnológicos, fica difícil não lembrar de filmes futurísticos, muitas vezes, com cenários de guerras entre máquinas e homens. No entanto, a cooperação entre softwares, hardwares e humanos é uma realidade, e mais interessante, como quando empresas utilizam robôs na construção civil.

Sem dúvida, os avanços tecnológicos impactaram, de alguma forma o setor de construção civil. A internet abriu caminhos para uma comunicação mais eficaz, enquanto programas de gestão especializados e de design em 3De até em 7D inovaram o setor.

Apesar da indústria continuar muito dependente de mão de obra e a utilização de robôs ainda não é uma realidade para muitas construtoras.No entanto, a utilização de robôs pode representar uma mudança nesse jogo.

Um robô é um dispositivo que, de acordo sua programação, pode desenvolver algumas atividades, funcionando de algumas maneiras:

  • por controle humano: não são capazes de realizar nenhuma atividade sem gerenciamento, o que pode ser feito, por exemplo, desde um computador;

  • por programação prévia: os robôs agem sozinhos, mas de acordo com o que foi programado, previamente, para fazer. Ainda assim, podem precisar de gestão humana;

  • autonomamente: são capazes não só de desenvolver atividades, sem gerenciamento humano, automaticamente.

Existem diversas maneiras de utilizar essas máquinas para aumentar a produtividade, a eficiência de processos e diminuir riscos.

Uma maneira de utilizar robôs na construção civil, que você provavelmente já conhece, é durante demolições. Essa atividade exige muito esforço e energia dos colaboradores, além de significar um grande risco de acidentes de trabalho.

Outra aplicabilidade, que deverá ser muito comum no futuro, é a utilização de robôs para serviços de alvenaria. As máquinas podem ser pré-programadas para posicionar tijolos na construção de paredes, por exemplo.

A perfuração é outra atividade que pode ser realizada por robôs na construção civil. Se a sua equipe “perde” tempo com a medição de áreas ou se, constantemente, há erros no processo, a tecnologia pode ser útil.

Sem dúvida, a utilização de robôs na construção civil pode trazer diversos benefícios para empresas da área.

Além de economizar com a prevenção de erros, que gasta tempo e uso de materiais, ainda há uma possível redução na mão de obra em atividades repetitivas, que não exigem a expertise humana.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page