Cuidados e Manutenção de sacadas
Tendência nos edifícios brasileiros, o fechamento de sacadas e varandas com vidro, o envidraçamento permite integrar áreas internas e externas, criando uma sensação de maior amplitude. Com caixilhos de alumínio e vidros deslizantes e fixos, propiciando vãos com aberturas parciais. Com cortina de vidro retrátil, permite a abertura quase completa do vão. Em ambos os casos devem ser utilizados vidros temperados ou laminados com película antiestilhaços.
Embora seus componentes se caracterizem pela alta durabilidade, o fechamento de vidro não pode prescindir de alguns cuidados para manter sua longevidade.
A limpeza, sempre com produtos neutros, deve ser feita para evitar o acúmulo de poeira ou resíduos que comprometam o funcionamento correto do sistema
É importante adotar procedimentos de manutenção periódica, que garantam o pleno funcionamento do sistema ao longo do tempo.
Manutenção do vidro Por conta de seus acionamentos mecânicos, as esquadrias utilizadas no fechamento de sacadas podem apresentar falhas com o passar do tempo e a depender das de uso.
Algumas ocorrências comuns nesse sentido são a quebra de vedações e de peças do rolamento, rachaduras e irregularidades em vidros, acúmulo de sujeira nos trilhos e problemas de estanqueidade.
Jamais devem ser utilizadas graxas ou óleos, que danificam os perfis ou componentes. O melhor é interromper o uso imediatamente e acionar uma empresa de manutenção.
Boas práticas para prolongar a vida útil do vidro • Não bater no vidro com objetos rígidos, pontiagudos ou de metal; • Não deixar crianças desacompanhadas utilizarem o sistema; • No caso de pintura das paredes, deve-se proteger os perfis com fitas adesivas de PVC em vez de fita crepe, que pode causar manchas quando em contato prolongado.
É recomendável inspeções anuais, mesmo que não haja danos aparentes. O serviço deve contemplar a checagem de roldanas, molas de guia, pivôs, itens de vedação, estacionamentos inferiores e superiores, bem como dos acabamentos e vidros.