Equipamentos utilizados na produção de concreto protendido
Quando se busca otimizar tempo de execução e reduzir o consumo de cimento e aço,a protensão de estruturas de concreto armado é uma técnica muito utilizada na construção de edifícios multipavimentos.
É possível destacar o maior controle sobre deformações e fissurações, a possibilidade de usar elementos estruturais de menores dimensões, bem como obter vãos livres mais amplos.
Em um projeto estrutural consistente e de boas práticas de execução, as estruturas protendidas exigem equipamentos e acessórios fundamentais para o sucesso do serviço em função do método de protensão utilizado. Para a protensão não aderente com bainhas plásticas, são imprescindíveis os conjuntos de macacos de protensão mais bombas, especificados em função da capacidade de carga necessária definida pelo projetista de estruturas. Equipamentos de protensão
Todos os equipamentos utilizados na protensão de estruturas de concreto devem estar em perfeito funcionamento.
As tabelas de calibração devem ser fornecidas junto com o equipamento e precisam estar disponíveis para uso pela equipe de protensão e inspetores. Um cuidado importante no canteiro é garantir que macaco e manômetro da bomba fiquem juntos. Faça: • Limpeza do equipamento • Checagem das condições e extensão dos cabos de força das bombas elétricas • Nível de óleo das bombas • Aferição dos manômetros • Aterramento e voltagem de todos os dispositivos elétricos • Existência de vazamentos • Documentos de aferição dos manômetros e pressões que deverão ser atingidas Manutenção preventiva
No caso de macacos, o vazamento de óleo pode causar a instabilidade da pressão manométrica da força instalada no cabo, gerando resultados equivocados dos alongamentos reais. Apesar de não haver determinação específica para a manutenção preventiva dos equipamentos, indicamos como boa prática a verificação técnica no local para análise do funcionamento em todo retorno de obra, além da aferição do manômetro a cada seis meses.