Fissuras: risco à vida útil das estruturas de concreto
O aparecimento de fissuras em estruturas de concreto armado e em alvenarias é uma patologia de incidência relativamente que pode implicar em uma série de danos à
edificação.
Comprometimentos estéticos que transmitem ao usuário a sensação de insegurança, infiltrações que põem em risco a salubridade dos ambientes,e a redução da durabilidade da estrutura, são algumas consequências desse problema.
Ainda que algumas fissuras sejam toleradas pelas normas técnicas, toda e qualquer abertura deve ser tratada de forma a não permitir a entrada do agente agressivo que irá tirar a proteção passiva da armadura.
Podem ocorrer fissuras por retração na fase de concretagem,fenômeno que se
caracteriza por aberturas lineares com direções variada se que ocorre por conta
da redução de volume causada pela diminuição de umidade do concreto.
Na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura,
mau uso da estrutura,falhas no dimensionamento e cura deficiente.
É fundamental que as sobrecargas previstas sejam respeitadas.
As fissuras decorrentes de sobrecargas costumam ser as mais graves, exigindo atuação urgente. Esse tipo de problema pode ser resultado de falha de projeto ou de execução, bem como da mudança no uso da edificação ao longo de sua vida útil.
Fissuras por excesso de cargas podem ser motivadas, ainda, por mau uso da estrutura durante as obras, por exemplo, quando se depositam pilhas de materiais e entulho
sobre lajes que não foram projetadas para suportar tais esforços.
São comuns as fissuras de origem higrotérmicas, que decorrem do contato de materiais com coeficientes de dilatação e comportamentos diferentes.
Para tratar as fissuras há diversas soluções,como injeção de resinas estruturais de base epóxi e poliuretano, resinas flexíveis, sistemas cimentícios e selantes à base de poliuretano e à base de polímero.
No caso das fissuras inativas é possível empregar técnicas como utilização de argamassa armada, grampeamento e substituição do revestimento.