10 Dicas de segurança no canteiro de obras
Hoje vamos falar sobre 10 principais padrões mais citados em segurança construção.
1. Proteção contra Quedas - Dever de Proteção contra Queda
O dever de ter proteção contra quedas é o padrão mais citado na indústria da construção e é uma das principais causas de mortes de trabalhadores na construção civil. Os empregadores precisam fazer um trabalho melhor de avaliar os locais de trabalho e implementar sistemas de proteção contra quedas para proteger os trabalhadores.
Os trabalhadores devem se familiarizar com todos os possíveis riscos de queda em um local de trabalho. Nunca trabalhe em uma área onde os sistemas de proteção contra queda ainda precisam ser instalados. Os trabalhadores que usam sistemas de detenção de quedas devem inspecioná-los antes de cada uso para garantir que estão funcionando adequadamente e sem danos.
Os empregadores são obrigados a fornecer sistemas de proteção contra quedas para proteger seus trabalhadores em superfícies de trabalho ou andar com bordas desprotegidas ou laterais que estejam seis pés acima de um nível inferior. A proteção contra quedas pode incluir grades de proteção, sistemas de redes de segurança e sistemas pessoais de proteção contra quedas. Guarda-corpos são o único método aprovado que realmente impede que ocorram quedas. Redes de segurança e sistemas pessoais de prevenção de quedas impedem que os trabalhadores caiam a uma grande distância.
2. Andaimes - Requisitos Gerais
Aproximadamente 65% de todos os trabalhadores da construção civil trabalham em andaimes. Os funcionários que executam o trabalho sobre e ao redor de andaimes são expostos a quedas, eletrocussões e riscos de objetos em queda.
Os capacetes devem ser usados quando se trabalha em cima ou ao redor de um andaime. Os trabalhadores também devem usar botas de trabalho resistentes e antiderrapantes para evitar escorregões e quedas e proteger os trabalhadores abaixo. Nunca devem trabalhar em andaimes cobertos de água ou lama. Os trabalhadores estão proibidos de usar caixas, escadas ou outros objetos para aumentar sua altura de trabalho quando em um andaime.
Nunca exceder a carga máxima ao trabalhar em andaimes nem deixar ferramentas, equipamentos ou materiais no andaime no final de um turno. Não devem escalar andaimes em qualquer lugar, exceto os pontos de acesso projetados para alcançar a plataforma de trabalho. Ferramentas e materiais devem ser içados para a plataforma de trabalho, uma vez que o trabalhador tenha subido no andaime.
Todos os andaimes devem ser projetados, erguidos e desmontados por uma pessoa competente. Uma pessoa competente também deve inspecionar o andaime antes do início do trabalho todos os dias para garantir que ele seja seguro para uso.
Andaimes devem ser erguidos em pé sólido, totalmente planeados e pelo menos 10 metros de distância das linhas de energia. Os andaimes devem ser montados com grades de proteção, calhas intermediárias e rodapés para proteger os funcionários que trabalham nos andaimes.
3. Escadas
O uso inadequado da escada é uma das principais causas de quedas para trabalhadores de construções, resultando em ferimentos ou morte. Razões para quedas de escadas incluem a escolha incorreta da escada, a incapacidade de fixar a escada corretamente e a tentativa de transportar ferramentas e materiais manualmente durante a escalada.
Sempre mantenha três pontos de contato ao subir e descer uma escada, ou seja, os dois pés e pelo menos uma mão. Escadas portáteis devem ser longas o suficiente para serem colocadas em um ângulo estável que se estenda três pés acima da superfície de trabalho. Os trabalhadores devem amarrar as escadas a um ponto seguro na parte superior e inferior para evitar deslizamentos ou quedas. Ferramentas e materiais devem ser carregados usando um cinto de ferramentas ou uma corda para puxar as coisas uma vez que você parou de subir.
Uma pessoa deve inspecionar todas as escadas antes de usá-las todos os dias. Escadas defeituosas devem ser marcadas ou marcadas e retiradas de serviço até que possam ser reparadas corretamente. Os trabalhadores devem ser treinados em segurança de escadas e saber como selecionar a escada apropriada para o trabalho. Todas as escadas no canteiro de obras devem estar de acordo com os padrões de normas técnicas atuais. Isso inclui escadas, escadas fixas e escadas portáteis, tanto autônomas quanto aquelas que não são. Se os trabalhadores estiverem usando equipamentos elétricos energizados, as escadas devem ter grades laterais não condutivas.
4. Proteção contra Quedas - Requisitos de Treinamento
Os trabalhadores devem ser capazes de reconhecer os perigos da queda e conhecer os procedimentos a seguir para minimizar os riscos e evitar quedas.
Uma pessoa competente é obrigada a fornecer treinamento a todos os funcionários que possam estar expostos a riscos de queda. Mais uma vez, isso deve abranger todos os funcionários, porque em algum momento quase todos no local da construção estão expostos a um risco de queda de algum tipo. Os tópicos do programa de treinamento devem incluir a natureza dos riscos de quedas presentes no canteiro de obras, montagem apropriada, inspeção e manutenção de sistemas de proteção contra quedas, uso de sistemas de proteção contra quedas e sistemas pessoais de trava-quedas e o papel do funcionário no monitoramento de segurança. plano de proteção contra quedas.
Os empregadores também são obrigados a manter registros de certificação de planejamento de proteção contra quedas para todos os funcionários. O treinamento é necessário para mudanças que tornam obsoleto o treinamento anterior e instâncias em que é aparente que o trabalhador não reteve conhecimento suficiente do programa de treinamento para garantir sua segurança.
5. Equipamento de Proteção Individual e Salvamento - Proteção dos olhos e rosto
Ao usarem proteção ocular e facial, os funcionários devem se certificar de que não interferem em seus movimentos e se ajustam perfeitamente em seus rostos. A proteção dos olhos e rosto deve ser mantida limpa e em bom estado. Os trabalhadores devem inspecionar o rosto e os olhos antes de usá-los, para garantir que não haja rachaduras, lascas e outros danos. A proteção dos olhos e do rosto que for danificada deve ser substituída imediatamente.
Os empregadores devem fornecer proteção gratuita aos olhos e face aos trabalhadores conforme as normas técnicas atuais.
6. Equipamento de Proteção Individual e Salvamento - Proteção da Cabeça
Os capacetes são comuns no canteiro de obras. Eles protegem os trabalhadores de vários perigos, como queda e objetos voadores, choque elétrico e outros impactos.
Os trabalhadores são obrigados a usar proteção de cabeça sempre que houver o potencial de ser atingido na cabeça, o que é basicamente o tempo todo que você está no canteiro de obras. Possíveis cenários incluem queda de ferramentas ou detritos, descarga acidental de pistola de pregos, contato com perigos elétricos ou equipamentos de construção oscilantes.
Os empregadores são responsáveis por fornecer a todos os funcionários proteção de cabeça que atenda aos padrões de consenso descritos nas normas técnicas atuais.
7. Substâncias Tóxicas e Perigosas Os funcionários devem usar EPI adequados ao manusear produtos químicos perigosos e devem limpar qualquer vazamento quando eles ocorrerem.
Os empregadores são obrigados a implementar um programa escrito de comunicação de risco que inclui um inventário de todos os produtos químicos perigosos usados no local. Todo recipiente de substâncias perigosas deve ter um aviso de perigo e ser rotulado.
8. Disposições Gerais de Segurança e Saúde
A principal vantagem deste padrão para os trabalhadores é que eles devem saber que existem proteções no local para sua segurança enquanto trabalham no canteiro de obras. Isso inclui receber treinamento adequado para tarefas específicas e receber equipamentos de proteção individual (EPI). Os trabalhadores nunca devem operar qualquer máquina ou equipamento se não tiverem sido adequadamente treinados adequadamente em sua operação segura.
Os empregadores são obrigados a implementar programas de segurança, a fim de proteger os trabalhadores e prevenir acidentes.
Além de fornecer EPI necessário aos funcionários, sem custo, os empregadores também são obrigados a fornecer treinamento a todos os funcionários sobre riscos e todos os assuntos relacionados aos padrões de construção aplicáveis às obrigações de trabalho de um trabalhador.
9. Andaimes - Elevadores Aéreos Os elevadores aéreos ficam sob andaimes e são dispositivos montados em veículos usados para elevar trabalhadores, como plataformas de lança articuladas e extensíveis, torres verticais e escadas aéreas.
Os trabalhadores devem ser treinados e autorizados para operar um elevador aéreo. Inspecione todos os componentes do veículo e do elevador com base nas recomendações do fabricante antes de operar um elevador aéreo para garantir que ele esteja em condições de funcionamento seguras. Nunca opere um elevador se algum componente estiver faltando, danificado ou parecer defeituoso.
Nunca exceda a capacidade de carga ou os limites de alcance vertical e horizontal do elevador. Abaixe a plataforma de elevação ao dirigir o elevador e permaneça a pelo menos 10 pés de distância das linhas aéreas.
Os empregadores devem garantir que todos os trabalhadores que operam com elevadores aéreos recebam treinamento adequado antes de serem autorizados a usá-los e fornecer reciclagem no caso de um trabalhador sofrer um acidente enquanto estiver operando um elevador, se forem descobertos perigos, se um tipo diferente de elevador estiver sendo usado ou se os trabalhadores são observados operando inadequadamente um elevador.
10. Proteção contra Quedas Os trabalhadores devem estar cientes dos possíveis riscos de queda, bem como dos sistemas de proteção contra quedas que foram colocados em prática para protegê-los. Se os trabalhadores estiverem usando sistemas de travamento de quedas, eles devem inspecioná-los quanto a desgaste e garantir que todos os componentes estejam em boas condições de funcionamento e que o chicote se encaixe corretamente.
Os empregadores são obrigados a instalar todos os sistemas de proteção contra quedas necessários antes que qualquer funcionário comece a trabalhar. Os empregadores devem lembrar-se de que também são responsáveis por proteger os trabalhadores da queda de objetos com tábuas, coberturas ou grades de proteção. Se estiver usando um sistema de monitoramento de segurança, o monitor de segurança deve ser uma pessoa competente que permaneça na mesma superfície de caminhada ou trabalho e em visão e distância auditiva do trabalhador que está monitorando. Eles devem ser capazes de identificar perigos de queda e avisar os trabalhadores quando estão trabalhando de forma insegura ou podem não estar cientes de um risco de queda.
Trabalhe de forma inteligente, esteja sempre seguro!