Calçada de concreto ou paver: qual a melhor escolha?
Na hora de construir uma calçada, podemos escolher entre concreto ou paver. Mas qual é a melhor opção? Explicaremos as diferenças entre os materiais para você saber qual é o melhor para o seu projeto.
Muitos fatores que precisam ser planejados, durante o desenvolvimento de uma obra, para que tudo saia conforme o esperado. O material que será usado para a construção das calçadas é o principal fator. Porém vem aquela dúvida: é melhor fazer a calçada de concreto ou de paver?
A calçada costuma ser uma das últimas coisas a serem feitas em uma obra. O alto tráfego de pessoas, máquinas e descarregamento de materiais pode acabar danificando o trabalho que já estava pronto. É importante definir a calçada durante a fase de planejamento. Ficará mais fácil estabelecer os custos com mão de obra e material e facilitará na definição do prazo, sendo que cada tipo de material tem as suas características e demanda um tempo específico para ficar pronto. O paver e o concreto são dois tipos de materiais muito usados em calçadas. Por isso, conhecer a diferença entre eles é fundamental.
Concreto
O concreto é um dos materiais mais utilizados para a construção de calçadas em todo o mundo.Na hora de construir uma calçada de concreto, é possível escolher entre duas opções: utilizando o material “rodado” em obra ou, então, usinado.
A escolha entre as duas opções vai depender de fatores como orçamento, tamanho da obra, prazo e o resultado esperado. A execução da calçada costuma ser bem mais rápida, além de oferecer um maior nível de padronização. Além disso, é mais fácil encontrar mão de obra qualificada para trabalhar com concreto.
Paver
O paver, nome dado para blocos pré-moldados de concreto ou paralelepípedos, é disponibilizado em diferentes espessuras para uso em vários tipos de projeto. Os blocos são encaixados e não há necessidade de algo para fazê-los ficar colados ou aderir na superfície. O que os prende ao chão é o atrito entre as peças.
A instalação do paver é mais rápida e padronizada, e dispensa juntas de dilatação ou qualquer outro tipo de serviço complementar.
Quando se trabalha com esse tipo de material, é preciso dar uma atenção especial ao preparo da superfície, que deve ser nivelada, compactada e com camadas de areia ou pó de brita e seguir as recomendações do fabricante. Para evitar problemas futuros, verifique se os blocos foram produzidos seguindo um controle de qualidade conforme a norma NBR 9781: Peças de concreto para pavimentação.
Critérios para escolher entre paver e concreto:
Apesar de ambos serem tipos de calçadas de concreto, têm um processo de aplicação e resultado final bem diferentes. Para escolher entre paver ou concreto, veja algumas considerações que falamos a seguir: Durabilidade e manutenção As estruturas de concreto, com o tempo, ficam expostas ao clima e costumam apresentar patologias. É importante realizar uma manutenção periódica para corrigir essas falhas assim que surgem os primeiros sinais de problema. E quando construídas corretamente, as calçadas de concreto apresentam bastante resistência e durabilidade. As calçadas de paver dificilmente ocorrem problemas com rachaduras ou, até mesmo, drenagem, graças aos pequenos espaços que há entre cada peça. E quando surgem esses tipos de problemas, normalmente é por falhas na instalação. O paver, por ser pré-fabricado, tem uma força até quatro vezes maior do que o concreto tradicional, suportando muito mais peso na superfície antes de rachar. E o formato de blocos soltos permite fazer reposições sem precisar mexer em toda a padronização da calçada ou ter que “quebrar o chão”. Padronização - O concreto pode sofrer com diferenças na aparência devido à mudança na proporção dos materiais a cada traço, principalmente quando virado em obra. Apesar de, quando bem feito, ser algo quase imperceptível, é difícil manter um padrão visual quando se constrói uma calçada de concreto. Com o tempo, os índices de variação volumétrica do concreto vão apresentando diferenças, e podem aumentar o risco de surgirem rachaduras. No caso do paver, se utilizado um material de confiança, não há esse risco, pois todos os blocos passam por um rigoroso controle de qualidade que garante a padronização e homogeneidade. Instalação - As calçadas de concreto normalmente têm um processo de instalação bem simples. A maior demora mesmo é o tempo que o material leva para secar, sendo necessário evitar o tráfego no local até que esse período passe.
O paver exige um trabalho maior na hora da preparação, que inclui escavação, nivelamento, base, compactação, preparo da areia e das peças de paver, além de todo um processo que é finalizado com o selamento dos blocos. Vantagem:não precisa de tempo para secar, permitindo que a calçada seja usada logo após a instalação. Agora que você já sabe quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de material, fica muito mais fácil decidir qual deles é a melhor opção para a sua construção.