O que é corrosão, como ocorre e como prevenir?
A corrosão é facilmente encontrada em estruturas metálicas que, é uma espécie de deterioração. E se não tratada a tempo pode alcançar estágios avançados, inutilizando a peça deteriorada. Como a corrosão ocorre?
O entrar em contato com gases nocivos, ou até mesmo a umidade, o aço fica vulnerável e pode oxidar. E quando enferruja, acaba perdendo as suas características principais, como a elasticidade, a resistência, entre outras. Vejo alguns pontos de ferrugem na minha obra. Preciso trocar as peças?
Primeiro é preciso saber identificar o estágio da corrosão. Se estiver no começo, pode-se limpar e o tratar para ajudar a reverter a corrosão. Mas se corrosão já estiver avançada, o ideal é trocar as peças danificadas para não comprometer a estrutura. Qual o tipo de corrosão mais comum?
A corrosão uniforme é a mais comum e também o mais fácil de controlar, quando existe a exposição direta do aço carbono a um ambiente agressivo e na ausência de um sistema protetor. Quando no início, uma limpeza superficial e a renovação da pintura, já controla o problema.
Estruturas suscetíveis a corroer a) Galvânica - Parafusos, porcas e arruelas, torres metálicas, esquadrias de alumínio e etc. b) Lixiviação - ataca as superfícies e forma lâminas de material oxidado até atingir camadas mais profundas. c) Erosão - costuma aparecer em locais turbulentos como passagem de esgotos, despejo de produtos químicos, ambientes com ação direta de água do mar. d) Sobre tensão - locais com tensão oriundos de encruamento, solda, tratamento térmico, cargas, entre outros. e) Frestas - em locais que duas superfícies estão em contato ou muito próximas. f) Ranhuras - Em pontos parafusados, riscos e gretas, que geralmente só são percebidos quando a oxidação aflora na superfície. A corrosão por pontos é extremamente destrutiva e causa perfurações em peças. Na superfície a mancha de ferrugem dificulta o diagnóstico precoce, mas ao fundo ela atinge altos níveis de profundidade comprometendo a estrutura.
Cada tipo de corrosão precisa de cuidados específicos. A manutenção preventiva e a inspeção regular da estrutura são práticas que ajudam no combate a qualquer deterioração.