12 Dicas de como lidar com Infiltrações e Impermeabilização
Muitos condomínios podem ter problemas de infiltrações. Os problemas começam com gotejamentos na garagem, paredes com mofo, fachadas comprometidas e coberturas com infiltrações constantes.
Preparamos algumas dicas para te ajudar a ter algum conhecimento sobre o assunto e poder resolver este problema se você estiver passando por isso nesse momento.
Lajes de cobertura de apartamentos garagens e jardins e fachadas. Faça vistorias com certa frequência, assim diminuirão significativamente os custos com reparos.
Faça vistorias com frequência,após os períodos de chuvas para verificação da necessidade de manutenção da impermeabilização. Nenhuma infiltração tem início de um dia para o outro. O sistema de impermeabilização vai se deteriorando e o vazamento vem aparecendo aos poucos.
Limpe calhas e condutores de águas, como drenos de floreiras dos apartamentos, para escoara água.
A impermeabilização é essencial para proteção da estrutura do prédio. Qualquer problema com o sistema de impermeabilização, deve ser resolvido o quanto antes.
Solicite inspeção gratuita, se houver, para avaliar as áreas com pontos de umidade e vazamentos, e peça um orçamento com mão de obra e o material que irá precisar para o reparo.
Contratar inspeção prévia feita por um engenheiro independente pode trazer economia e diminuir os riscos. O profissional deverá apontar os problemas reais da edificação e indicar as possíveis soluções para resolvê-los.
Antes de começar uma impermeabilização, você vai precisar de uma vistoria técnica para ter certeza do o local da infiltração.
Ao contratar uma empresa, veja as garantias que ela irá oferecer, pois se as infiltrações voltarem em um curto espaço de tempo, a empresa poderá realizar os reparos na garantia.
Antes de começar uma nova impermeabilização, a camada antiga deve ser retirada.
Siga as Normas Técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) antes de aplicar os sistemas impermeabilizantes.
Manta asfáltica não é recomendada para caixas d'água, pois contamina a água. Use uma mistura de resina acrílica com cimento especial.
Proteja a manta asfáltica de impermeabilização com um acabamento de argamassa de cimento e areia ou outro revestimento em lugares expostos às intempéries (chuva, sol etc.).