Tipos de aditivos para concreto
Cimento, água e agregados. Essa é a composição básica do concreto. E para melhorar a maleabilidade e resistência do material, um quarto elemento é utilizado: aditivos. E eles são vários. A escolha varia de acordo com o resultado que se deseja obter na obra.
As misturas redutoras de concreto, também conhecidos como polifuncionais, são usadas para antecipar a reação química que ocorre quando o concreto inicia o processo de cura. Alguns tipos de traços de concreto são usados para reduzir o efeito de altas temperaturas que o concreto pode atingir durante a cura.
Os dispersantes, também conhecido como plastificantes, ou fluidificantes, facilitam na dispersão dos grãos de cimento, aumentando a mobilidade das partículas e, consequentemente, do próprio concreto.
Há também os aditivos aumentam a resistência mecânica, diminuem a segregação dos componentes e oferecem melhor acabamento. Outros tipos são: expansores, utilizados para situações que requerem preenchimento de espaço, e a microssílica, que auxilia na produção de concretos de alta performance.
Aditivos redutores de água são usados para obter resistência específica do concreto usando menor teor de cimento. Os menores teores de cimento resultam em menores emissões de CO2 e uso de energia por volume de concreto produzido. Redutores de água têm sido usados principalmente em plataformas de pontes e reforço em concretos de baixa resistência.
Os aditivos de concreto para aceleração da cura, são usados para aumentar a resistência do concreto ou para reduzir o tempo de fixação. O cloreto de cálcio pode ser denominado como o componente acelerador mais comum; no entanto, poderia promover a atividade de corrosão das armaduras de aço. Aditivos aceleradores são especialmente úteis para modificar as propriedades do concreto em climas frios.
O principal objetivo do uso de superplastificantes é a produção de concreto com alta resistência para uso em estruturas fortemente reforçadas e em locais onde a consolidação adequada por vibração não pode ser prontamente alcançada. Outra aplicação importante é a produção de concreto de alta resistência.
Os aditivos inibidores de corrosão se enquadram na categoria de aditivos especiais e são usados para retardar a corrosão do aço de reforço no concreto. Os inibidores de corrosão podem reduzir significativamente os custos de manutenção de estruturas de concreto armado durante uma vida útil típica de 30 a 40 anos.