06 dicas para escolher os melhores materiais de construção
Na hora de construir, todo cuidado é pouco. Por isso, devemos observar certos critérios na escolha do material necessário para uma determinada obra.
Não é recomendável comprar materiais apenas visando o preço, pois eles podem ser baratos, mas com qualidade baixa.Os materiais influenciam no resultado final da obra, na sua durabilidade, aparência, segurança e funcionalidade.
Além de envolver riscos, e uma das formas de minimizar o perigo é justamente comprando materiais de boa qualidade.
Veja as 06 dicas para escolher os melhores materiais de construção!
1.Ciclo de vida dos materiais:
Qual o tempo de vida útil dos materiais de construção?
O ciclo de vida de um material envolve seu desempenho, disponibilidade e durabilidade ao longo do tempo.
Os tijolos devem ser bem selecionados, evitando a compra daqueles que apresentam fissuras e poderão perder a utilidade em menos tempo.
Cimento e areia, por exemplo, devem ser comprados pouco tempo antes do início da obra, evitando assim que reduzam sua qualidade e eficiência devido ao empedramento.
2.Sustentabilidade:
A economia sustentável é uma aliada as suas obras e atividades em estratégias, técnicas e produtos que gerem menos impacto sobre o meio ambiente. É preciso certificar-se de que os materiais adquiridos não vão causar danos à natureza.
Deve-se considerar, em relação a eles:
Capacidade de reutilização
Capacidade de reciclagem
Tempo de decomposição
3.Tipo de material:
O conhecimento do que é feito o material ajuda obter conforto, segurança, resistência e durabilidade à obra. Um material durável é aquele que não necessita de constantes substituições, nem de manutenções frequentes.
4.Custos
A análise de custos com um material deve considerar não somente o momento presente, mas também o que será gasto com manutenções, substituições e consertos futuros
5.Estética
Boa aparência da obra final também é um fator importante na hora de escolher os materiais.
6.Marca
A marca pode influenciar bastante na qualidade do material. Opte pelas marcas mais conhecidas ou por aquelas que sejam mais novas, mas que tenham boa reputação entre os consumidores.