top of page

Realidade aumentada na engenharia civil

  • ASOPE ENGENHARIA
  • 2 de jan. de 2018
  • 1 min de leitura

Realidade aumentada

Grandes empresas estão aproveitando as novas possibilidades quando falamos em realidade aumentada para aumentar a produtividade na construção civil.

Através de tecnologias específicas como a Microsoft HoloLens, permite interagir com hologramas gerados virtualmente no espaço real. É um conjunto avançado de sensores, mecanismos óticos e dispositivos de processamento de hologramas para aumentar a realidade, com informação relevante para o utilizador.

A principal vantagem é a possibilidade dos profissionais poderem se mover pela obra, por exemplo, e verificar a área construída com o projetado.

Essa tecnologia permite ter um controle de forma remota, em tempo real entre os diferentes participantes da obra, que se encontram em locais diferentes. O Engenheiro Civil pode trocar impressões com o Arquiteto ou com qualquer outro profissional na obra.

Com o uso de softwares específicos com o sistema Microsoft HoloLens é possível a apresentação de diferentes camadas de informação sobrepostas ao mundo real. Isto inclui documentação bidimensional, simulação do comportamento acústico de um compartimento ou visualização das potenciais pontes térmicas de um edifício.

A realidade combina objetos reais e conteúdo digital, de forma interativa. Na indústria da construção, a transição entre a documentação “bidimensional” e a informação espacial 3D interativa, nos processos de BIM (Building Information Modelling), já é realidade.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags

© 2012 por ASOPE Engenharia - Todos os direitos reservados.

  • Twitter Social Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page