top of page

Estrutura Metálica x Estrutura de Concreto em 11 etapas


Estrutura Metálica x Estrutura de Concreto em 11 etapas

Ao iniciar uma obra, começamos pelo planejamento, um dos momentos mais importantes do processo construtivo. No planejamento podemos prever todos os recursos que serão utilizados no decorrer na obra e de que maneira ela pode ser a mais eficiente, levando-se em conta o preço, o tempo, facilidade, peso, resistência, durabilidade e a vida útil das estruturas entre outros. Um ponto importante é o momento de escolher como será feita a estrutura da construção. Será feita uma estrutura metálica, estrutura de concreto armado, estrutura de concretopré-moldado ou moldado “in loco”, estrutura de concreto protendido ou estrutura mista? Cada tipo estrutural tem seus prós e contras, mas precisamos observar quais são as características que nos levam a recomendar uma ou a outro para uma determinada obra.

1. Execução Enquanto a metálica é apenas montada, pois sua produção é pré-fabricada e feita industrialmente na fábrica, a estrutura de concreto pode ser produzida “in loco” toda na obra ou pré-moldada.

2. Material A estrutura metálica precisa basicamente de parafusos, aço e tinta, já entregam quase pronta. Já a estrutura de concreto os materiais são vários como: areia, cimento, brita, tinta, água, formas de madeira, serrote, ferragem etc.precisam de um tempo maior para produção com possibilidade de erro 3. Quantidade de material e espaço Na estrutura metálica é possível saber antes mesmo da produção, minimizando os erros. Na estrutura de concreto pode ser calculada e prevista dentro do planejamento; e podemos planejar de acordo com o tamanho da obra.

4. Mão-de-obra A Estrutura Metálica necessita de montagem com profissionais capacitados especializados, o que encarece a construção. A Estrutura de Concreto, levando em consideração o mesmo tamanho de construção é necessário muito mais operários, pois as paredes sobem em linha de produção e proporcionalmente a matéria-prima e leva mais tempo. 5. Peso

O peso é um fator importante na escolha do tipo de estrutura que será usada, e neste caso a estrutura metálica,tem mais vantagem, por ser mais leve e consequentemente gerando menos esforços na fundação. A fundação tem vantagem pela estrutura em si, por ser mais simples e com menos itens que interfiram no resultado do sistema de fundação, facilitando muitas vezes na determinação da carga resistente já durante a sua execução, e tudo isso alivia a tensão nas vigas e colunas e deixa a base muito mais leve.

6. Barulho É um problema quando falamos em estruturas metálicas. Escadas pré-produzidas, por exemplo, se não forem bem forradas, farão muito barulho. As estruturas de concreto esse problema pode ser minimizado, pois as paredes podem ser mais grossas e o material também ajuda na redução dos ruídos. 7. Temperatura Na Estrutura Metálica, o material oscila muito quanto a temperatura externa, consequência da dilatação dos materiais. A estrutura não retém a temperatura. As estruturas de concreto quando bem-feitas, conseguem reter o calor no ambiente interno quando está frio e também não deixa que ele entre muito quando está calor, aumentando muito o conforto térmico das edificações. 8. Resistência Ambas são bem resistentes, sendo a estrutura metálica com a possibilidade de utilizarmos estruturas mais esbeltas (finas) se comparado às estruturas de concreto, para os mesmos esforços. Porém se o tempo de execução puder ser longo, as estruturas de concreto podem ser mais econômicas. 9. Financeiro Na Estrutura Metálica costuma ser mais cara, mas muitas vezes mais vantajosa para construções comerciais como lojas, shoppings e industrias, onde o prazo mais curto da construção possibilita o comercio iniciar as suas atividades antes. E levando em consideração todos os materiais que serão usados para produzir a estrutura de concreto, pode ser mais em conta, se o tempo de construção puder ser maior. O que também influencia muito no valoré a disponibilidade de mão-de-obra. 10. Proteção contra o fogo A estrutura de concreto deve atender NBR 14432 - Exigência de resistência ao fogo de elementos de construção de edificações – Procedimento;sendo que normalmente as estruturas de concreto atendem à norma, exceto em alguns casos específicos; já nas estruturas metálicas normalmente são necessários mais cuidados no projeto e execução que devem atender à NBR 14323 - Dimensionamento de estrutura de aço em situação de incêndio – Procedimento.

11. Prazos A estrutura metálica costuma ser mais rápida, ao mesmo tempo que está fazendo as fundações, a parte estrutural está sendo pré-fabricada. Os pavimentos podem ser feitos de 3 em 3 e as instalações elétricas são mais fáceis de se fazer. No caso da estrutura de concreto moldada in loco, a estrutura só começará a ser erguida após a fundação estar pronta. Os pavimentos serão de 1 em 1, esperando ainda o tempo de cura do concreto para retirar o escoramento das vigas e também tem maior tempo de execução das instalações.

Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procurar por tags

© 2012 por ASOPE Engenharia - Todos os direitos reservados.

  • Twitter Social Icon
  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page